Pular para o conteúdo principal

Orientações


Neste boletim você encontrará informações úteis sobre o uso de medicamentos e cuidados que você deve tomar e que permitirão colaborar com o sucesso do tratamento indicado pelo seu médico.


- Solicite Informações!

Assegure-se de ter entendido bem as orientações do seu médico. Em caso de dúvida solicite informações mais detalhadas do seu médico e/ou do seu farmacêutico.


- Siga corretamente as instruções médicas! 

Se o médico disser para tomar o medicamento com água, é conveniente que se ingira com água. Isto contribui com a melhor dissolução e absorção do medicamento, aumentando seu efeito.

Como regra geral, evite ingerir os medicamentos com líquidos gaseificados (refrigerantes etc...), sucos ácidos, chá, café, pois podem interferir na eficácia do medicamento.
Nunca ingira os medicamentos acompanhados de bebidas alcoólicas. O álcool pode interagir com os medicamentos. O efeito resultante desta interação é de difícil previsão, podendo causar sérios efeitos colaterais e tóxicos.


- Respeite o horário de tomar o medicamento!

Cumpra rigorosamente os horários de tomar os medicamentos, tal qual a prescrição médica.


- Os Medicamentos e as refeições.

Determinados medicamentos devem ser ingeridos com o estômago vazio (jejum). Outros devem ser ingeridos 1 hora antes das refeições e há ainda os que devem ser ingeridos após as refeições. Isto ocorre porque os alimentos interagem com certos medicamentos, podendo aumentar, reduzir ou retardar a absorção dos mesmos e interferindo assim no efeito terapêutico.


- Por que tomar medicamentos com as refeições? 

Certos medicamentos devem ser ingeridos com a comida ou logo após. Alguns podem causar, por exemplo, irritação gástrica caso o estômago esteja vazio.


- O que fazer quando esquecer de tomar uma das doses? 

Neste caso, pergunte ao seu médico ou ao seu farmacêutico qual o procedimento que deverá seguir.


- Deve suspender a medicação logo que se sentir melhor? 

Nunca suspenda o tratamento antes do término do mesmo. Quando os sintomas externos da doença desaparecerem não significa que a mesma tenha sido curada, podendo haver uma recaída. Este é um problema grave e não deve acontecer, principalmente nos casos de tratamento com antimicrobianos (por exemplo, antibióticos).


- Pode-se tomar qualquer medicamento na gravidez ou na lactação? 

A utilização de remédios durante a gravidez e amamentação deve ser evitada sempre que possível. Em casos extremos, deve ser avaliada para que sejam evitados riscos. Nestas duas fases é muito importante a alimentação da mãe. Informe sempre ao seu médico e ao seu farmacêutico se estiver grávida ou amamentando. Se estiver em tratamento e ficar grávida, informe imediatamente ao seu médico.


- Não se exponha excessivamente ao sol!

Certos medicamentos de uso interno e externo provocam efeitos indesejados quando o paciente se expõe ao sol.


- Conservação.

Conserve o medicamento em lugar seco, fresco e ao abrigo da luz solar direta.


- Intoxicação.

Nunca deixe medicamentos ao alcance das crianças. Cerca de 60% das intoxicações por medicamentos ocorre na faixa etária de 0 a 12 anos.


- Automedicação

Não utilize medicamentos indicados por outras pessoas. Utilização, dosagem e duração do tratamento variam de pessoa para pessoa. O uso inadequado poderá causar danos irreparáveis no organismo, inclusive a morte.